Contribuintes já podem pedir certidões de dívida pela Internet

Publicado a 05/04/2010, 04:10 por Web Admin   [ atualizado a 05/04/2010, 04:15 ]
Os contribuintes que precisem de fazer prova de que não têm dívidas ao Fisco ou que precisem de certidões de dívidas poderão fazê-lo, a partir de agora, de forma gratuita pela Internet.

Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) emite quase um milhão deste tipo de certidões por ano.

A disponibilização na Internet vai dispensar os interessados de se deslocarem aos serviços e será gratuita ao contrário do que acontece agora, em que os contribuintes, além de se deslocarem aos serviços, têm de pagar aquele serviço.

Para obterem as certidões, os contribuintes têm de ter a senha de acesso ao Portal das Finanças. O sistema emite a certidão com um código seguro de validação que depois serve para todos os interessados poderem verificar através do site da DGCI (www.portaldasfinancas.gov.pt), explica o organismo de Teixeira dos Santos.

A disponibilização deste serviço integra-se no âmbito do Plano Para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte que a DGCI está a implementar desde o ano passado

Fonte: Económico (em 1 de Abril de 2010) – Por Paula Cravina de Sousa
http://economico.sapo.pt/noticias/contribuintes-ja-podem-pedir-certidoes-de-divida-pela-internet_85741.html