GlossFinanc#001 - EURIBOR

Radarfinanceiro by bang|panaceia

GLOSSÁRIO FINANCEIRO


Euribor

O principal indexante do eurosistema é a Euribor (European Interbank Offered Rate), a taxa de referência do mercado monetário interbancário.

Esta taxa apresenta diferentes valores consoante o prazo a que se reporta: 1, 2 e 3 semanas, 1 mês, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 meses.

O cálculo da Euribor é feito diariamente às 11 horas (CET), resultando da média das cotações fornecidas por um painel de bancos de primeira linha.

A Euribor é o indexante usado nas operações de crédito à habitação com taxa de juro variável.
 
O valor do indexante a aplicar aos contratos de crédito, aquando da respectiva fixação ou revisão, deve resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros. Na tabela abaixo apresenta-se a média mensal dos valores diários da Euribor para os diferentes prazos (Decreto-Lei n.º 240/2006 e Decreto-Lei 88/2008).
 
Euribor - valores diários

O Banco de Portugal divulga diariamente no seu sítio da Internet o valor das taxas de juro Euribor para os diferentes prazos.

Informação adicional sobre a Euribor e outras taxas de juro do mercado monetário pode ser encontrada no BPstat – Estatísticas online.

Convenção de cálculo

A Euribor é cotada com base na convenção Actual/360. Geralmente, é nesta base que as taxas Euribor são utilizadas. Todavia, pode calcular-se a Euribor com a convenção Actual/365 da seguinte forma:

 
Veja aqui também a evolução média mensal da Euribor