Depósitos sobem para valores recorde

Data de publicação: Jun 28, 2010 5:26:26 PM

Aqui, no Radarfinanceiro pode encontrar sempre as Melhores taxas de Juro do mercado

Valor dos depósitos aumenta, ao mesmo tempo que os bancos emprestam mais dinheiro, diz o BCE.

Os depósitos bancários aumentaram em Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, hoje conhecidos mundialmente como PIIGS devido ao desequilíbrio das suas contas públicas.

A subida dos depósitos em Maio, visível nos dados do Banco Central Europeu (BCE), é um sinal de confiança dos clientes na saúde dos bancos e, ao mesmo tempo, um reflexo da crise, que convida a mais poupança e menos despesa.

Em Portugal, os depósitos bancários ultrapassaram a barreira dos 300 mil milhões de euros pela primeira vez na história. Em Maio, os depósitos das instituições bancárias acumulavam 308,9 mil milhões de euros.

Na Grécia, o cenário foi idêntico. Os depósitos subiram para 397,7 mil milhões de euros, o valor mais elevados dos últimos 12 anos, segundo dados divulgados hoje pelo BCE.

Em Espanha, Irlanda e Itália a tendência foi igualmente de subida no mês passado.

Banca solta mais empréstimos

Num sinal de recuperação económica nos 16 países que partilham a moeda única, também as instituições financeiras aumentaram os empréstimos tanto às empresas como às famílias.

No total, os empréstimos cresceram em Maio 0,2% face ao mesmo mês de 2009 e 0,1% face a Abril de 2010.

Os dados sobre empréstimos no sistema são indicadores da actividade económica e da procura por parte dos consumidores.

A zona euro saiu da recessão em 2009 e tenta agora consolidar a recuperação, com a maioria dos líderes europeus a tentar combater os excessivos défices orçamentais e da dívida.

Fonte: Economico - Rita Paz (2010/06/28)

http://economico.sapo.pt/noticias/depositos-sobem-para-valores-recorde-nos-piigs_93127.html